Subscribe:

segunda-feira, 30 de março de 2015

31 de março de 1499: Nascia o Papa da Contrarreforma

Foto: G.dallorto

Há exatos 516 anos nascia o Papa responsável por terminar o Concílio de Trento (1545 -1563), que se opôs à Reforma Protestante.

Giovanni Angelo Medici di Marignano nasceu 18 anos antes de Martinho Lutero publicar suas 95 teses críticas à Igreja Católica, afundada na corrupção, e à hierarquia clerical da época.

O italiano, nascido em Milão, foi eleito Pio IV em 1560. Não fugiu do nepotismo ao nomear um sobrinho como arcebispo de Milão, sem este nem ao menos ter sido sacerdote, mas condenou a prática da simonia entre o clero - a venda de objetos sagrados ou supostamente sagrados pelo clero.

Foi também Papa IV que permitiu a veneração dos santos na Igreja Católica.

O Concílio de Trento, último antes do Concílio Vaticano II e também conhecido como Conselho de Contrarreforma, foi o mais longo da história, reafirmou princípios católicos e condenou o Protestantismo.

Faleceu em 1565 e foi sucedido por São Pio V.

Fonte: http://www.dec.ufcg.edu.br/biografias/PPPio_04.html

0 comentários: